Alto Araguaia confirma primeiro caso de reinfecção da Covid-19

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Alto Araguaia confirma primeiro caso de reinfecção da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) confirmou nesta terça-feira (23) o primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus (SARS-CoV-2).  O servidor público estadual de 31 anos, contraiu a Covid-19 duas vezes em um intervalo superior há 150 dias, conforme resultados de exames laboratoriais. O paciente foi regulado para enfermaria no município de Rondonópolis (MT), onde apresenta desconforto respiratório, tosse, febre, dispneia e manchas no pulmão. Protocolos são adotados para investigar se há possibilidade de uma variante do vírus.

De acordo com a Secretária do munícipio, o resultado positivo pela metodologia RT-PCR para a primeira infecção aconteceu no dia 31 de agosto de 2020, enquanto que a segundo exame realizado no dia 17 de fevereiro deste ano também teve resultado positivo. Ambos foram realizados no Laboratório da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), credenciado para as análises.

A confirmação segue o protocolo do Ministério da Saúde, conforme Nota Técnica nº 52/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que estabelece orientações sobre o caso. O documento considera reinfecção o paciente com dois resultados positivos de RT-PCR para o vírus SARS-CoV-2, com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios, independente da condição clínica. As amostras tem intervalo superior há 150 dias.

Ainda, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o caso foi reportado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e ao Laboratório da UFR para investigação de uma variante do coronavírus.

“A reinfecção reforça a necessidade de uso de máscara, de manter o distanciamento, o uso de álcool e evitar aglomeração. São medidas que não devemos deixar de lado, mesmo com início da vacinação. É uma proteção para todos”, afirma a secretária da pasta, Manoela Nunes.

O último boletim epidemiológico do município atualizado nesta segunda-feira (22), registra 53 positivos ativos, nove óbitos e 66 casos suspeitos. Alto Araguaia registrou até agora 675 casos confirmados para Covid-19 e 613 recuperados.